As emocionantes aventuras de um sysadmin linux na procura pelo uptime perfeito!

Gadgetzan

Posted: março 20th, 2006 | Author: coredump | Filed under: General | Tags: , , , ,

Gadgetzan, cidade dos gadgets para os gnomos. E cada vez mais eu acho que Tinker Gnome devia ser a raça de todo Geek.

Semana passada peguei meu Jornada 728, maquinha muito boa. Frenzy para colocar linux na coisinha. Dei uma olhada aqui, ali, e achei o projeto 720 Degrees que se propõe a fazer uma distribuição linux baseada em Debian para aparelhos Jornada 710/720/728. O projeto é legalzinho, mas faltava uma boa interface gráfica, ou seja, faltava GPE. Pesquisei um pouco então sobre cross compiling. Basicamente, o que ocorre é o seguinte: algumas máquinas são lentas demais. O Jornada tem um processador de 206 MHz que, se eu fosse compilar algo para ele, seria tenebroso. Além disso existem restrições de espaço, vida útil de mídia e principalmente plataforma. Então, o que se faz? Se compila os binários em uma máquina mais rápida, com um compilador/linker/assembler da plataforma alvo. Assim, comecei a fuçar no Scratchbox, que é uma suite de cross compilação MUITO bem feita e muito prática, ela usa um chroot para que tudo seja montado num ambiente praticamente igual ao do computador alvo. Com isso eu compilei o GPE e ainda empacotei o mesmo para o debian. O pessoal do 720 Degrees está testando meus pacotes a procura de erros.

Mas, bem… O Jornada é legal, mas ainda tem um bom pedaço de chão para andar para ser um PDA funcional com Linux. Assim, peguei o iPAQ 3970 do Mozart para dar uma olhada. Gostei muito da qualidade, e ele é um PDA, não um super-compacto como o Jornada. O Linux para ele parece também estar muito mais avançado que as ‘armações’ do Jornada, então talvez eu continue com o iPAQ e venda o Jornada para recapitalizar.

Nesse meio tempo, consegui convencer a Li que um Notebook era legal, e a exemplo da Laís e do Leandro comprei um HP Pavillion DV1000 com um processador Centrino 1.7, 100G de HD e 1G de memória. Agora é só instalar o Linux do dito cujo e HAPPY HACKING! :P

E mesmo com isso tudo, ainda rolou encontro do Planet Arkhan durante o Aniversário do meu filho. Yay!

Gadgetzan, definitivamente.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Identi.ca
  • Twitter

Posts relacionados:

  1. A cerveja, os copos e o TurboGears Pois então. Não é que em alguma parte do meu...
  2. Armory vs Iceweasel Então, o World of Warcraft Armory é o terror do...
  3. Alguém que se divertiu mais E então, não é que meu amigo e companheiro se...
  4. Linux counter. E então, o pessoal do Linux Counter é gente boa...
  5. Debian Lenny no Eeepc Eu desisti de instalar o Ubuntu. Eu sempre preferi Debian...

No Comments »

No Comments on “Gadgetzan”

  1. 1 caio1982 said at 17:22 on abril 27th, 2006:

    Hey! Você empacotou o GPE como? O pessoal do Emdebian numa reunião semana passada tava tentando empacotar ele completo “oficialmente” e não sei como ficou.

    Tentamos no #debian-anarchy na Freenode empacotá-lo pra SH3 mas até agora nada… ficamos com o Opie como alvo mesmo, por isso.

    Manda aí o “debian/” dos seus pacotes GPE pra mim? Sabe onde me encontrar, forasteiro!

  2. 2 the brain is a machine » Então… said at 1:13 on setembro 18th, 2006:

    [...] Num assunto correlato, aquele notebook que eu comprei a alguns meses atrás está a venda. Entre em contato para saber o preço [...]


Leave a Reply