As emocionantes aventuras de um sysadmin linux na procura pelo uptime perfeito!

Cavando! Release de protótipo

Posted: maio 13th, 2006 | Author: coredump | Filed under: Linux e Open Source, Programação | Tags: , ,

E então.

Nas últimas semanas estive tendo cravings de programação novamente, então sentei para aprender a mexer direito no fantástico Turbogears (TG), um megaframework para desenvolvimento rápido de aplicações web. Pois bem, o TG é na verdade uma junção de boas idéias, organizadas para facilitar: CherryPy para servir a aplicação, SQLObject para a abstração de banco de dados, Kid como sistema de template e para os mais sábios MochiKit que é uma biblioteca de funções JavaScript que teoricamente fazem ficar mais simples as tarefas de um bom site Assíncrono (AJAX, AJAJ). Obviamente, todas estas ferramentas são escritas em Python, então se você pensa em fazer aplicações web, sugiro que dê uma olhada no TG.

Deste craving de programação nasceu o Cavando! Notícias. Inicialmente, era para ser algo parecido com o digg.com, mas no final ficou parecido mas com algumas alterações no funcionamento que são decisões minhas depois de pesquisas nos sites atuais de pesquisas. Além de ter sido um aprendizado (e continuar sendo, visto que eu continuo mexendo no programa) é também uma experiência de um site deste tipo em português. Não é o primeiro, mas espero que seja bem frequentado.

Assim, interessados em testar, criem uma conta e comecem a postar e votar em notícias. Para quem não conhece, é simples: as notícias enviadas ficam em uma fila de espera, onde outros usuários podem votar nas mesmas. Se a notícia tem votos suficientes ela vai para a primeira página do site. Assim, quem acaba fazendo a gerência do conteúdo do site é a própria comunidade.

O Cavando! vai ser liberado como programa standalone dentro em pouco. No momento ele está disponível no meu site de desenvolvimento, mas ainda não preparei nada para um release público, os cabeçalhos de licença não estão no lugar, etc.. Além disso a versão atual (protótipo) não possui uma interface de administração e a maioria das operações de configuração são feitas diretamente no banco de dados.

Agradecimentos aos amigos Gustavo Noronha, pelas inúmeras vezes que ele me socorre em Python e Yves Junqueira por ter me enchido o saco durante semanas para que eu voltasse a programar alguma coisa. Além disso, um agradecimento especial ao Fernando Norte, velho amigo de Belo Horizonte que fez o design/CSS do site, invejo sua capacidade de fazer as coisas ficarem bonitas!

Technorati Tags: , , , ,

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Identi.ca
  • Twitter

Posts relacionados:

  1. Nah. Sites de noticias ‘auto-moderados’ e Privacidade. Acabei de ler este post e este outro falando sobre...
  2. Meus Projetos Parados Costumo plagiar meu amigo Bruno lá de Divinópolis: “Eu tenho...
  3. Os 25 erros de programação mais perigosos segundo a SANS Saiu no site da SANS a lista criada com o...
  4. Turbogears (ou zope, ou ruby) Behind Apache: Diminuindo o load. E então, muita gente usa frameworks como o Turbogears ou...
  5. VULoad, para observar load average em terminais Update: dei uma mexida nele e já coloquei a versão...

1 Comment »

One Comment on “Cavando! Release de protótipo”

  1. 1 the brain is a machine » Meus Projetos Parados said at 11:13 on setembro 15th, 2007:

    [...] um email de um cara que viu meu post sobre os testes do Cavando! e que gostaria de ver o código e tal. Então abri o acesso ao trac dos projetos para que os [...]


Leave a Reply