As emocionantes aventuras de um sysadmin linux na procura pelo uptime perfeito!

Resenha: Asus Eee PC (e como instalar o XP)

Posted: abril 5th, 2008 | Author: coredump | Filed under: Linux e Open Source | Tags: , , , , ,

Então. Eu já tenho um notebook HP como eu disse anteriormente. Porém com o número de viagens aumentando entre eu e a minha esposa chegamos a um pequeno impasse: tanto eu quanto ela precisamos do notebook para nossos respectivos trabalhos. A primeira opção claro era comprar um notebook novo, pensamos num Acer, mas ainda parecia meio overkill porque por mais que as viagens tenham aumentado ainda passamos mais tempo aqui, com o notebook sendo sub-utilizado.

A solução veio então na minha nerdice e adquirimos um Asus Eee PC. O modelo correto é o Asus Eee PC 4G Galaxy Black. Peguei o bichinho ontem e tive um tempo para usar e já começar a fuçar um pouco, mas infelizmente minha lerdeza falou mais forte e eu esqueci o adaptador AC/DC dele no trabalho. Então vou postar aqui as impressões das horas que tive ontem MAIS a instalação do XP (que foi feita completamente com ele a base de bateria). Na loja mesmo eu pedi para trocar a memória dele para 2G, DDR2.

O Eee PC para quem não conhece é um dos chamados ‘sub notebooks’, feito pela Asus usando o projeto inicial do Classmate da Intel. Os specs dele são:

  • Processador Intel Celeron M 900 MHz (mas com clock underclocked para 650 MHz, mas ainda preciso conferir se o meu tá assim).
  • 512M de memória DDR2
  • 2/4/8G de “HD”
  • Display de 7″

Essas são as specs “oficiais” do bichinho. Ele mede 22×16 centímetros e a altura é de 3 centímetros mais ou menos (altura sendo a ‘grossura’ do notebook). Ele não tem HD mecânico, o HD dele é o chamado Solid State Drive que é basicamente um HD feito com o mesmo material de Pen Drives e outros dispositivos flash. Ele tem uma entrada para cabo de rede ethernet 10/100 Mbit e também conectividade Wireless com uma Atheros 802.11g (que chega até 54 Mbit).

O Eee PC possui 3 entradas USB 2.0, uma saída VGA para se ligar em algum monitor ou projetor e um leitor de cartões SD/MMC que suporta SDHC (SD High Capacity, acima de 2G). Esse slot é mais útil para colocar um cartão e se guardar documentos e coisas assim que para ser realmente considerado um leitor de cartão (ele não lê o bastante de formatos para ser considerado um leitor ‘sério’ de cartões).

O sistema operacional padrão dele é o Xandros, uma distribuição Linux que com as alterações específicas feitas para ele fazem ele gastar de 15 a 20s do estado desligado até o ‘pronto para usar’. Eu gostei bastante da interface padrão, chamado easy mode. São algumas abas divididas em funções como “Navegar na Internet”, “Jogos”, “Estudo”, “Escritório” com grandes ícones para os programas. Bem intuitivo para quem nunca usou computador aliás. Ele tem uma opção que é o Full Desktop Mode que simplesmente instala o KDE para ser usado.

Eu tenho verdadeiro asco de KDE.

Então a primeira coisa que eu fiz foi remover o Xandros e preparar o disco para receber um linux de verdade como o Debian ou Ubuntu. Como eu estava sem paciência eu resolvi instalar o Ubuntu, mas só para notar que eu estava sem uma máquina Linux por perto para poder fazer um instalador USB. Para não perder a viagem, resolvi instalar a segunda partição do Eee PC com Windows XP.

Algumas pessoas vão se perguntar ‘mas porquê windows XP’. E eu respondo: eu pretendo testar World of Warcraft e mais alguns programas que só tem em Windows nele, antes de decidir se o Windows fica ou não.

Para instalar eu segui o guia desse site aqui. Dá para instalar usando apenas um Pen Drive de um giga, ao contrário de outros métodos que precisam de dois drives ou um CDROM externo USB ou coisa similar.

Resumo do que eu fiz com alguns pulos-do-gato que eu precisei sacar usando o método acima:

  • Baixe os programas que ele manda baixar (USB_PREP8, PeToUSB e Bootsect.exe)
  • Descompacte todos, leve o PeToUSB.exe para o diretório onde o USB_PREP8 foi descompactado
  • Execute o usb_prep8.cmd, isso é um script que vai executando as coisas na medida do necessário então não feche a janela dele até terminar e LEIA o que o guia diz.
  • Faça o que o guia diz com relação a janela do PeToUSB (quer dizer, deixa ela do jeito que ela abre sem mexer nas opções).
  • Depois do PeToUSB formatar o Pen Drive que vai ser usado para instalar o XP, deixe a janela dele lá, quietinha, e aproveite para fechar qualquer janela que o windows tenha aberto mostrando o seu Pen Drive depois da formatação.
  • Abra um outro ‘prompt’ (o guia diz como fazer isso) e execute o bootsect.exe com as opções lá. Lembre-se de mudar a letra do final para a letra do drive do seu Pen Drive (no guia está R: mas aqui em casa foi F:, entendeu?)
  • Depois deste passo a complicação acaba. Depois que o bootsect.exe tiver acabado (com a mensagem de sucesso) pode fechar este ‘prompt’ e a tela do PeToUSB, mas não a do USB_PREP8.
  • A janela do USB_PREP8 vai então mostrar uma lista de opções. Você tem de alterar a número um, quase nunca a dois, com certeza a três e então executar a quatro.
  • A opção um é onde está a fonte da instalação do Windows. Isso quer dizer apontar para onde está o CD de instalação do windows XP. Eu usei o mesmo que eu criei neste post aqui, com SP2 já integrado.
  • A opção dois é qual vai ser a letra do drive temporário que o script vai criar para copiar os arquivos. A opção padrão é T: e você só precisa mudar se você já tiver um drive T: (sabe-se lá porquê, ja ouviu falar em RAID?)
  • A opção três precisa ser mudada para falar a letra do drive onde está o seu Pen Drive (no meu caso era F:).
  • Depois de mudar isso tudo execute a opção 4, se nada der errado ele vai copiar uma quantidade imensa de arquivos para o disco temporário e depois perguntar se você quer copiar para o Pen Drive, responda “YES” para as próximas perguntas e você vai terminar com um USB bootável que serve para instalar o XP (em qualquer máquina, aliás, não só no Eee PC).
  • Coloque o Pen Drive no Eee PC, ligue e aperte F2 até entrar no Setup da máquina. Tem uma opção lá chamada “OS Installation” que pode ser mudada para “Start” e “Finished”. Eu não sei que diferença isso pode fazer, mas eu mudei para “Start” na hora de instalar e “Finished” quando eu terminei a instalação.
  • Fique apertando ESC durante o boot para o Eee PC mostrar a janela de seleção de boot. Escolha o Pen Drive (normalmente a segunda opção) e ele vai mostrar um menu com duas opções. Escolha a “Installation TXT Mode” (ou algo assim, o importante é ser o TXT mode antes).
  • Isso vai apresentar a tela de instalação normal do XP. Pulo do gato importante: se você vai particionar o disco, não deixe nenhuma partição sem utilização no disco, ou ele vai dar um erro na hal.dll que é um porre. O que eu fiz foi remover todas as partições (não tem nada importante nelas além do Xandros, claro) e criar apenas uma de 1.9G deixando o resto do espaço sem utilizar.
  • Pulo do gato dois: depois que a parte texto terminar e pedir para rebootar, você tem de dar boot pelo Pen Drive DENOVO e escolher a outra opção (“Installation in GUI Mode” acho, o importante é ser a GUI Mode) e ele vai continuar com o modo gráfico instalando.
  • Daí vem o maior pulo do gato, mesmo depois dessa instalação ter terminado, você tem de dar boot DENOVO em modo GUI pelo Pen Drive ou você vai sofrer com os erros na hal.dll.
  • Depois que você der o último boot e for para o Desktop e ver o menu Iniciar sem problemas, aí sim você pode remover o Pen Drive, mas não antes disso.
  • Sumarizando: Boot em TXT Mode pelo Pen Drive, Reboot em GUI Mode pelo Pen Drive e Reboot em GUI Mode pelo Pen Drive DENOVO. Lembre-se são DOIS boots em GUI Mode. LEMBRE-SE, SÃO NO TOTAL 3 BOOTS PELO PEN DRIVE.

Existem alguns tweaks para se fazer no XP para ficar melhorzinho. Os mais importantes são desabilitar completamente as ‘Page Files’ do Windows (arquivo de paginação) e os System Restore, que gastam espaço demais. Com essa instalação eu coloquei o XP em 1G, mas existem tutoriais na Internet para remover coisas e arquivos para aumentar o espaço. Eu não estou esquentando muito a cabeça porque a maioria das coisas que eu vou usar deve estar em um cartão externo.

Segunda feira vou seguir o guia do Blog Eee Brasil para instalar o Ubuntu – desculpa, o original é do tecnoclasta, foi mal aí. Nos próximos dias também devo adquirir peças para abrir o Eee PC e soldar uns componentes nele para colocar: GPS, Bluetooth e um Pen Drive interno de 4G para servir de segundo HD (e poder quem sabe instalar o Mac OS X Leopard para fazer um teste), conforme informações disponíveis nos ótimos wiki e forums do eeeuser.com.

intel

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Identi.ca
  • Twitter

Posts relacionados:

  1. E o Ubuntu me perde como usuário e entusiasta. Quem me conhece deve saber que no último ano eu...
  2. E o inferno fica mais fresco. Desde a semana passada a AMD/ATI tinha dado dicas de...
  3. Resenha em vídeo do Dingoo / Dingux Tirei um tempo ontem a noite e fiz um video...

45 Comments »

45 Comments on “Resenha: Asus Eee PC (e como instalar o XP)”

  1. 1 Cesar Cardoso said at 18:01 on abril 5th, 2008:

    Cada vez que leio sobre o Eee PC me dá mais vontade de comprar um… :D

  2. 2 Marcelo Lemos said at 17:21 on abril 6th, 2008:

    Há 10 anos atrás eu tinha uma agenda eletrônica da Casio bem parecida com isso ai.

  3. 3 Richard said at 14:52 on abril 7th, 2008:

    Comprei um eee pc 4Gb e estou tentando instalar o windows xp. Segui todo o seu script (inclusive instalando apenas uma partição). Quando a instalação faz o primeiro reboot aparece a mensagem de que

    O windows não pode ser instalado porque o seguinte arquivo esta ausente ou corronpido
    \system32\hal.dll
    Instale novamente uam copia do arquivo acima

    Voce aborda o assunto, mas não consigo passar desta etapa (windows é original)

    Voce tem mais alguma sugestão?

  4. 4 coredump said at 10:57 on abril 8th, 2008:

    Richard, como eu disse: Você tem de dar OUTROS DOIS boots pelo pen drive escolhendo a opção “GUI Mode”, espero que ajude.

  5. 5 Perry Werneck said at 21:37 on abril 8th, 2008:

    Gostei da idéia do Pendrive interno.

  6. 6 Yves Junqueira said at 3:48 on abril 10th, 2008:

    Link quebrado para o Eeeeee PC. Http://http//naovaifuncionar :-)

  7. 7 Marcus said at 20:54 on abril 17th, 2008:

    caraca veio valew mesmo, botei na rua um tecnico em informatica la da loja que me disse que eu era teimoso, e mentir que dava pra por o winxp nesse trocinho ai, ele deve estar puto comigo ate agora mas fazer oq neh??? é so segui ao pe da letra o tutorial do Edinaldo e o seu que tudo da certo. Valew ai.

  8. 8 Charles said at 22:48 on maio 18th, 2008:

    Soldar e colocar um GPS ??

    Desculpe a ignorância, mas seria algo visível para o OS instalado na máquina (no EEEpc), ou apenas um elemento encaixado dentro do EEE, cuja funcionalidade seria perceptivel por outro aparelho externo ou computador?

    Abraço!

  9. 9 Ruy Ramos said at 23:51 on maio 18th, 2008:

    Garoto , relamente muito obrigado pela a ajuda deu tudo certinho aqui , falow

    Ruy Ramos
    Analista de Suporte

  10. 10 Luis Felipe said at 15:41 on junho 22nd, 2008:

    Olá coredump,

    Tenho um Mini notbook da Asus EEE pc Series 4G de HD, CEleron, 512 MB, um vírus danificou o meu sistema operacional Win XP, e fiz ai como vc descreveu todo o procedimento para colocar o Pen Drive Bootável, baixar aqueles 3 arquivos e td mais, e gostaria de reinstalar o SO do zero através do Pen Drive, e já fiz todo o procedimento passo a passo, deu td certo, perfeito, só que quando coloco ele não da boot??? o que eu faço por favor me ajude!! um grande abraço!!

  11. 11 Thiago Foschiera said at 19:10 on agosto 28th, 2008:

    Blz!!
    Se tem uma pessoal que pode ser chamada de “O CARA” esse só pode ser você depois de passar por varios posts sem sucesso achei o seu
    VALEU VOU RECOMENDAR PROS MEUS AMIGOS
    GRANDE ABRAÇO!

  12. 12 Junior said at 22:48 on agosto 28th, 2008:

    Ae galera eu simplesmente arrumei um cd rom desse que que vc liga na usb…conectei nele configurei no boot e instalei facil demais sem erro nenhum nem problema,…rodou blz…recomendo fazer isso quem nao der contar de seguir o tuto…Valeus

  13. 13 Marcelo Sampaio said at 16:16 on agosto 29th, 2008:

    Vleu demais suas dicas. Segui à risca e deu tudo certo.
    Brigaduuuuu!!!

  14. 14 Jonathan Machado said at 19:08 on setembro 4th, 2008:

    Olá.

    Estou com um Eee PC aqui e quero por o Win Xp nele. Mas antes de começar a fazer qualquer coisa tenho uma pergunta: ta fácil os drivers pra ele ? :p onde acharam ? no site da Asus não ta muito claro “Driver for WinXP/2K”
    E outra, tenho medo de não dar muito certo com XP e ter de voltar para o OSsinho de fábrica dele. Como que faço um BackUp dele para poder voltar ao que era antes depois ? Ghost resolve será ? ( ps. num entendo patavicas de Linux (não me orgulho disso)).
    :)

  15. 15 Ary Gabriel said at 2:57 on setembro 11th, 2008:

    A tela de opções após o bootsect ter dado a mensagem de sucesso não aparece pra mim, mesmo quando aperto enter no prompt do usb_prep8!! Alguém pode me ajudar ??? Obrigado!!

  16. 16 luciano said at 10:47 on outubro 12th, 2008:

    oww , valew cara , eu tenho um eee aqui , segui os paços e deu certinho
    muitoo bom
    abraço

  17. 17 Juan Dechia said at 1:43 on outubro 15th, 2008:

    Mas eu só tenho um winxp que não é original, alguem tentou é deu certo? e no caso de eu tentar é não dar certo, vou perder o OS istalado? Essa seria uma fria! Se alguem sabe alguma coisa ao respeito agradeço!

  18. 18 Thiago said at 18:10 on outubro 18th, 2008:

    Vlw mesmo veio Depois de tentar por vários tutoriais finalmente consegui pelo seu cara! vlw vc merece Parabéns Obrigado!

  19. 19 Miguel Rabelo said at 21:32 on outubro 19th, 2008:

    Instalei o windows xp no meu asus eee pc mas tive problemas para configurar o teclado,que no meu caso é aquele que tem Ç,o que posso fazer para solucionar este problema,tentei varias dicas da internet.
    Grato

  20. 20 Charles said at 15:15 on outubro 21st, 2008:

    Parabéns cara vlw! Segui o passo a passo a risca e deu td certo! Obrigado

  21. 21 Espedito said at 19:55 on dezembro 11th, 2008:

    olaalguemsabe comoconseguir os drives para o EeePC comWinXP. Agradeco a todos e desculpe os erros .

  22. 22 Diego Cuimar said at 15:34 on dezembro 16th, 2008:

    Show de bola!
    depois de muitos tutoriais esse deu certo!!!!
    so to com um probleminha….
    instalei todos os drivers.. so q nao esta dando sinal na rede wireleess…..
    sabe me dizer quale o problema??

    fora isso ta tudo beleza!!!!

    abraços!!

  23. 23 junior said at 14:41 on dezembro 21st, 2008:

    eu nao consigo fazer minha webcam fucionar online ta original xandros q eu faco ?
    quando ligo no multimidia ela funciona normal quando online pede assistente ai ela trava por favor me ajude grato….

  24. 24 junior said at 13:26 on janeiro 4th, 2009:

    gostaria de saber quanto vc cobra para colocar o xp no meu eee series e se roda pirata e com todos programas nessesarios eu tenho o cd de draivers do eee
    para xp e o do linux quanto vai me custar moro na zona norte de sampa

  25. 25 robson sena said at 0:08 on janeiro 23rd, 2009:

    kra incrível tb tava quase desistindo quando achei esse tópico aqui, se seguires os passos direitinho o note roda sim o XP kra Valeu Brother!!!

  26. 26 elias said at 1:28 on fevereiro 6th, 2009:

    Pessoal, gostaria da ajuda de voces, consegui ir um pouco mais longe, reinicio normal, clico em esc, ponho para bootar do usb, se eu clico na opção 2 ele inicia o xp normalmente, detalhe: o problema é que eu não consigo ne abrir o xp do neu notes nem em modo de segurança, se eu clico na opção 1 txt mode ele até inicia a configuração do hardware mas para no seguinte erro:

    “o arquivo \$WIN_NT$.~BT\halaacpi.dll não pôde ser carregado. o código do erro é 4″

    alguém saberia com me ajudar, please estou há mais de um mês para formatar este notes.

    obrigado.

  27. 27 vanessa said at 11:10 on março 20th, 2009:

    OLa, eu tenho um asus eee pc series e nao estou conseguindo instalar a web cam, e estou precisando com urgencia.. sera que voces podem me ajudar ????
    obrigada

  28. 28 caio said at 0:34 on março 24th, 2009:

    resolviii o problemaa de hall.dll faltando
    reinicie novamente….pelo pendrive…
    fique apertando f8 depois modo de depuracao
    e Vualá!!! instalacao do windows comeca com graficos

  29. 29 Fabio Layme said at 7:55 on março 24th, 2009:

    Otimo tuto maravilhoso, esta de parabens VALEW.
    Recomendado !!!

  30. 30 Rafael Marco said at 2:55 on março 26th, 2009:

    Quinta-Feira na hora do jogo do glorioso Clube Atletico Mineiro minha querida cunhada me chega com essa coisinha linda (ASUS Eee PC Series) pedindo pra colocar o XP…
    Adoro desafios… qdo acreditei q na net tem tudo achei essa maravilha que merece ser divulgada e espalhada pelos 4 cantos do mundo… MUITO BOM MESMO OS PULOS DO GATO…
    Simplesmente SENSACIONAL…
    Abraços….
    Ocram Leafar (não, não sou um Guru eh simplesmente meu nome de tras pra frente)

  31. 31 Wellington said at 1:35 on março 29th, 2009:

    Esse tutorial é excelente! Prático, fácil e rápido de aplicar. Parabéns. Abraços

  32. 32 LEOZIN PC said at 14:16 on abril 10th, 2009:

    TUTORIAL WIRELESS NO EEE PC:

    Pessoal,
    passei pelo mesmo problema de muitos usuários para configurar a rede WIRELESS no EEE PC.
    Comprei até uma placa de rede USB Wireless externa pra tentar resolver o problema mas não conseguia.
    Só que a solução era mais simples que imaginava.
    VAMOS Lá ENTÃO!!!

    OPCIONAL
    1- Baixe o driver atualizado da placa de rede wireless do EEE PC no site da asus para download de drivers é esse:

    http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us

    EM General download selecione:
    - Eee Family
    - Eee PC
    - Seu modelo do Eee PC

    Clique no botão “Search” e Aguarde…

    Aí ele vai abrir uma janela e você escolhe o seu SO (Windows ou Linux).

    Depois clique no sinal de + do lado de Wireless..

    Vão aparecer dois drivers:
    Baixe os dois se não sabe qual é o seu.

    Tenha paciência pois eles são grandes..

    2- Instale os drivers baixados clicando neles duas vezes e paertando o botão NEXT várias vezes.
    Se pedir para reiniciar o Eee PC reinicie..
    _____________________
    AGORA A PARTE DE CONFIGURAÇÃO DO WINDOWS:

    OBS: TENHA O SERVICE PACK 3 ou 2 DE INSTALADO. (Se não sabe o que é Service Pack digita no Google)

    1- Và em INICIAR, PAINEL DE CONTROLE, CONEXÕES DE REDE

    2- CLique com o BOTÃO DIREITO do mouse no ícone CONEXÃO DE REDE SEM FIO e escokha a opção PROPRIEDADES

    3- Vai abrir uma janela e lá em cima, clique na aba REDES SEM FIO

    4- Clique no botão ADICIONAR ou caso já esteja aparecendo o nome da sua conexão mas você mesmo assim não esteja conseguindo conectar, clique em propriedades.

    5- Na JAnela que abrir preencha o SSID (nome da sua rede wireless criada no roteador wireless), exemplo: “Default” ou “CICLANO”

    6- AGORA PRESTE ATENÇÃO! Coloque a opção COMPARTILHADA !! Isso mesmo! Parece estranho mas é isso mesmo. Não significa que você vai compartilhar com ninguém sua rede não.

    7 Desmarque a opção: “Chave fornecida automaticamente”

    8- Digite a chave de autenticação que você criou quando instlou o roteador Wireless, Por exemplo: ”73e678b60c” (sem aspas e em minúsculo), 
    no  campo  Chave  da  rede,  e  depois  digite  novamente  no  campo  Confirmar 
    chave da rede e clique em Ok

    9- CLique em OK novamente.

    10- Agora aguarde uns segundos e reinicie e máquina(Alguns casos não é necessário).

    11- Abra o Internet Explorer ou o Firefox e veja se está conectado.

    Espero ter ajudado!

    Abraço!
    Léo

  33. 33 LEOZIN PC said at 14:19 on abril 10th, 2009:

    CORRIGINDO O POST ACIMA A FRASE:

    OBS: TENHA O SERVICE PACK 3 ou 2 INSTALADO. (Se não sabe o que é Service Pack digita no Google)

  34. 34 Anderson Rocha said at 11:55 on maio 1st, 2009:

    Artigo original: “http://www.eeeguides.com/2007/11/installing-windows-xp-from-usb-thumb.html”.

    Ao usar o bootsect, faltou o /nt52, “bootsect.exe /nt52 R:” NOTE R:.

  35. 35 Valdir said at 10:16 on maio 5th, 2009:

    Bom dia a todos!
    Valeu Coredump! Segui teu tutorial e deu certinho, eu estava quebrando a cabeça aqui para instalar, so dava erro ma s agora deu certinho. Valeu!!

  36. 36 CARLOS EDUARDO said at 2:53 on maio 16th, 2009:

    OLA, FIZ UMA VIDEO AULA SEGUINDO PASSO A PASSO TUDO Q DEVE SER FEITO NO Q FOI DITO NESSE TUTORIAL, OLHANDO A VIDEO AULA NAUM TEM COMO ERRAR E QUEBRAR A CABECA, SEGUE O LINK PARA FAZER O PEN DRIVE OU CARD READER DE MEMORIA, TBM FIZ UMA SEGUNDA VIDEO AULA ONDE ENSINA A CONFIGURAR A BIOS E FAZER A WEBCAM FUNFAR, OS LINKS ESTAUM NESSA SEQUENCIA Q FALEI.

    http://www.youtube.com/watch?v=Gpfg_I0x_yo&feature=channel_page

    http://www.youtube.com/watch?v=A-wiPAx4mKU&feature=related

    DISPOLIBILIZEI TBM A IMAGEM .ISO DO CD DOS DRIVERS DO EEEPC 900, WINDOWS XP SP2 NLITE, WINDOWS XP SP3 TRADICIONAL, DAEMON PARA EMULAR TANTO AS IMAGENS DA .ISO DO WINDOWS QUANTO DA .ISO DO CD DOS DRIVERS, PODE USAR IMAGENS .ISO PARA FAZER A INSTALACAO AO INVES DOS CD`S.

    ESPERO TER AJUDADO, GRANDE ABRACO A TODOS E ATEH +

  37. 37 Alisson said at 18:38 on julho 11th, 2009:

    Eduardo muito boa sua aula cara,conseguir começar a stalação fiz td certinho copiei td do jeito da aula mais na hr q ele reinicia q eu coloco na opção 2 pra continuar a stalação ele dá o seguinte erro:
    O windows não pode ser iniciado porque o seguinte arkivo está ausente ou corrompido: \system32\hal.dll.

    Voce pode me dá uma ajudinha cara no q seja????

    Abraço até maiss!!

    Vlww

  38. 38 Daniel Gonçalves said at 12:57 on setembro 15th, 2009:

    Cara, me ajuda… eu já li mil tutoriais… o que está dando mais certo é o que usa o PeToUsb e o usbprep… Bom, o que está acontecendo é que no meio da instalação do XP está dando tela azul com erro e, ao reiniciar o PC, está dando erro no hal.dll. Acontece que não acho nenhuma partição vazia no EEEPC. Só que tem um detalhe: meu HD está com 3,3gb, mas tenho a impressão que, quando usei outro tutorial, o tamanho dele era maior. Tanto que usei o comando “fdisk /pri:3815 2”. Agora está por volta de “3315″ ao invés de 3815. Tu sabes me dizer se eu que estou louco ou posso ter perdido essa partição (que não aparece em nenhum programa). Inclusive no programa XFDIK “xfdisk /mbr” que é indicado no outro tutorial… Valeu…

  39. 39 BiLL said at 15:04 on janeiro 6th, 2010:

    Galera usei um programa chamado WINTOFLASH, muito simples.. deu td certin..

    pesquisem tutos sobre ele…;-)

  40. 40 Alexandre said at 18:28 on fevereiro 7th, 2010:

    Tenho um HD com windows xp original (era de um notebook que faleceu….) é possivel instalar o XP apartir deste HD ?

    Obrigado.

  41. 41 Eder said at 0:54 on março 26th, 2010:

    Muito obrigado, excelente post, depois de muito quebrar a cabeça com o erro de hal.dll achei um post que resolvesse, valeu mesmo….

  42. 42 Luciana Maria said at 11:14 on maio 9th, 2010:

    Muito obrigada pelo seu tutorial.
    Em 2008 você escreveu, em 2010 eu utilizei.

  43. 43 Alison said at 12:24 on junho 12th, 2010:

    meu eeepc nao inicia o windows eu gostaria de saber se da para eu fazer isso em outro pc e depois apenas colocar o pendrivenele e formata-lo

  44. 44 Luis said at 10:07 on junho 24th, 2011:

    ATENÇÃO galera a parte de instalação que ele ensina eh batata vlw mesmo sofri um bocado com o tal d.ll
    Mas para gravar um pendrive ou cartão de memoria bootável não precisa esse martirio todo do (USB_PREP8, PeToUSB que eh um saco eu resolvi baixando o WIN TO FLASH mais facil e mais rapido ele copia de qualquer unidade para outra tornando a copia BOOTÁVEL

  45. 45 Yago Oliveira said at 16:11 on agosto 8th, 2012:

    Cara não tenho como te agradecer. Seu “Pulo do Gato” de dar boot pelo pendrive 3 vezes foi muitíssimo útil. Muito obrigado!


Leave a Reply