As emocionantes aventuras de um sysadmin linux na procura pelo uptime perfeito!

43 Fichas

Posted: novembro 30th, 2008 | Author: coredump | Filed under: Produtividade | Tags:

Faz um tempo que eu leio sobre a ‘metodologia’ GTD para gerenciar as coisas a se fazer na vida. O Lifehacker é um grande adepto e o Efetividade.net do Augusto Campos é um poço de win sobre o assunto, praticamente um espelho do 43 Folders que também é fantástico. O GTD é descrito no livro homônimo de David Allen e descreve formas interessantes e bem pensadas de aumentar a produtividade e melhorar o controle do tempo, das coisas a se fazer e de projetos em geral. O livro foi traduzido e pode ser encontrado no Brasil com o nome A Arte de Fazer Acontecer.

Uma das coisas que ele descreve no livro é um sistema de organização/arquivamento chamado tickler file ou mais famoso como 43 Folders (43 Pastas). É um sistema engenhoso, mas quando eu pensei bastante achei que ia gastar espaço demais, então criei um sistema parecido usando um fichário de pinho 5×8 e divisórias numeradas de 1 a 31 e com os 12 meses do ano:

Fichas fora da caixa

Fichas no fichário

As cores são diferentes para ficar mais fácil de achar os meses :) . Isso aí funciona da mesma forma que as 43 Pastas, com algumas alterações:

  1. A primeira ficha mostra o mês atual;
  2. Atrás dela estão as fichas com os dias restantes no mês (no exemplo acima, 29, 30 e 31, mesmo novembro tendo só 30 dias :P );
  3. Atrás do último dia do mês vem a ficha com o próximo mês, seguida dos dias que sobraram (1 ao 28 no exemplo);
  4. Por último, as fichas dos próximos meses.

Isso é ótimo para organizar contas, cheques, documentos que precisam ser lidos ou cartas que precisam ser postadas, etc…

Por exemplo, eu tenho de pagar o condomínio no dia 5 e o telefone no dia 8 de dezembro, então coloco a conta do condomínio atrás da ficha 5 do próximo mês (“dentro da pasta” se fossem pastas), a conta de telefone no dia 8. As coisas que são para o próximo mês (janeiro, por exemplo) ficam guardadas atrás de sua respectiva ficha de mês, todas juntas. Daí, basta criar o hábito de checar o fichário do dia seguinte na noite anterior e mover o dia para o fim da fila e mover o mês quando acabar (trazendo o novo mês e o dia 1 para frente). O que fica junto nas fichas de mês é então distribuído nos dias para aquele mês.

Eu costumo também usar algumas fichas menores com lembretes de cheques pré-datados ou pagamentos como o do carro que está num carnê gigante. Aliás, se usar o fichário ao invés das pastas suspensas sugeridas pelo David Allen tem essa desvantagem: coisas grandes demais não ficam bem lá dentro. Por outro lado, nem sempre se tem espaço para guardar um arquivo de médio pra grande com 43 pastas suspensas.

Depois vou escrever mais sobre outras coisinhas que eu tenho feito para organizar aqui, como o arquivo de pastas suspensas para guardar documentos e o meu hipster PDA :P

intel

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5 Comments »

5 Comments on “43 Fichas”

  1. 1 Marcelo Lemos said at 9:15 on dezembro 2nd, 2008:

    Muito démodé.. ainda mais pra um tecnófilo.

  2. 2 thiago jezer said at 9:33 on fevereiro 16th, 2009:

    fala core! achei seu artigo no efetividade… rs
    já tinha lido sobre isso, mas acho q do jeito q sou, iria gastar tanto tempo “organizando” o arquivo que prefiro mante-lo no PDA mesmo…
    []‘s, parabéns, e vamos tentar marcar novamente aquele copo-sujo em BH… rs

  3. 3 Como organizar os itens de sua caixa de entrada com GTD | FazendoAcontecer.net said at 0:44 on junho 25th, 2009:

    [...] Veja aqui uma boa ideia de como implementar o sistema de 43 fichas. [...]

  4. 4 andres said at 22:48 on junho 26th, 2009:

    Cara, eu li o livro estou aplicando 100% e o resultado é fantástico.
    Sobre o arquivo de 43 pastas, gostaria de copartilhar que usei pastas suspensas num primeiro momento mas achei muito melhor usar pastas de elástico. Dá para colocar papéis, lembretes, carnés etc de diferentes tamanhos numa boa. Dá até para levar de um lugar a outro sem que os papéis caiam.
    Abraço.
    Andrês

  5. 5 Eduardo said at 18:14 on abril 19th, 2010:

    Rapaz, também cheguei à conclusão de que não tinha espaço para implementar os 43 arquivos e no momento fiz o seguinte:
    12 arquivos para os meses do ano, 1 arquivo para documentos relativos ao ano posterior (como recibos de médicos… que serão usado para declarar IR)
    Uma pastinha de plástico sanfonada com as 31 divisões relativas aos dias, para colocar os documentos e lembretes necessários (que também pode ser feito com uma agenda, colocando os documentos em cada dia como já foi dito no seu blog).
    Mas fiquei curioso sobre seu arquivo de pinho…
    Você pode passar as suas dimensões em detalhes (altura, largura, profundidade) ?
    Quem sabe eu implemente algo assim.
    No momento minhas pastas suspensas estão em uma caixa de papelão improvisada. : )

    Abraços,
    Eduardo


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