As emocionantes aventuras de um sysadmin linux na procura pelo uptime perfeito!

Dingoo comanda (depois do Dingux)

Posted: novembro 19th, 2009 | Author: coredump | Filed under: Gaming | Tags: , , , ,

Comprei o Dingoo, um portátil bem legalzinho que roda vários emuladores, e ainda tem rádio e assiste vídeos… Basicamente, mais uma daquelas idéias chinesas.

Chegou anteontem depois de 17 dias de espera e foi taxado mesmo com a embalagem especial da DealExtreme, o que me leva a pensar que quem quer que seja que esteja fiscalizando deve ter aprendido a usar o site :)

Dingoo

O Dingoo tem um tamanho bem legal, é pouco mais comprido que meu telefone e com a espessura de um controle de Nintendinho. O que é bem legal porque ele realmente tem um feeling de controle mesmo. Do lado esquerdo você tem um direcional em cruz e no lado direito ficam os botões (A,B,X,Y). Ele também tem os botões L e R que ficam nos ‘ombros’ do portátil, assim como eles ficam no controle de Super NES e tal.

O som é de boa qualidade, não é chiado nem nada. Eu fiquei positivamente impressionado com a qualidade do LCD do aparelho, contraste bom, cores vibrantes, parece bem limpo e de boa qualidade.

Além disso o Dingoo tem saída para fones de ouvido, saída de TV, microfone, USB e slot para cartões MicroSD. Ele vêm de fábrica incluindo um fone de ouvido, adaptador de tomada para USB (carregador) e cabo para ligar na TV.

Os emuladores padrões do Dingoo são meio baqueados. O de GameBoy funciona maravilhosamente bem, o de CPS1 e Neo-Geo também, mas o de SuperNES é horrível. Por causa disso saí em busca do projeto Dingux, que é uma distro Linux para o Dingoo, com um front-end bem parecido com o do Dingoo (que por sua vez me lembra o PSP).

Com o Dingux a gama de emuladores é bem maior, por exemplo, dá pra se usar os fantásticos MAME (mame4all, arcade), Snes9X (SuperNES), Stella (Atari 2600) e FBA320 (CPS1, CPS2 e Neo-GEO). Inclusive foi portado o emulador psx2all mas ainda não testei para ver como está a emulação de Playstation. A instalação nem foi complicada ou arriscada.

Aconselho a quem goste classic gaming. Ontem me matei de jogar Final Fight (a versão arcade) e comecei denovo o Final Fantasy VI (ou III, depende se você estava nos EUA ou Japão), que nunca zerei no SuperNES mas que agora, quem sabe!

intel

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Identi.ca
  • Twitter

Posts relacionados:

  1. Resenha em vídeo do Dingoo / Dingux Tirei um tempo ontem a noite e fiz um video...
  2. E depois perguntam… Máquina aqui de casa, Windows XP, usada apenas para checar...
  3. I’m free. E aparentemente, o World of Warcraft perdeu seu encanto sobre...
  4. E o inferno fica mais fresco. Desde a semana passada a AMD/ATI tinha dado dicas de...
  5. LinuxCon Brasil 2010 – Dia 2 Continuando, o segundo dia da LinuxCon prometia ser tão interessante...

10 Comments »

10 Comments on “Dingoo comanda (depois do Dingux)”

  1. 1 caio1982 said at 13:02 on novembro 19th, 2009:

    Chega a ter sensação “hmm não tá rápido/responsivo suficiente” ou a emulação no Dingux é muito boa nesse hardware?

  2. 2 cetico said at 22:41 on novembro 22nd, 2009:

    Também comprei um há algumas semanas. É uma pena que o USB dele não seja host. Se fosse daria pra ligar um HD storage nele e usar o Dingoo como servidor bittorrent 24/7. Se bem que precisaria de mais CPU e memória pra funcionar bem..

  3. 3 cetico said at 22:42 on novembro 22nd, 2009:

    Digo, comprei mas ainda estou esperando chegar.

  4. 4 coredump said at 22:48 on novembro 22nd, 2009:

    Olha, eu acho ela bem pau a pau, mas depende de emulador e emulação. Atari obviamente fica massa, NES fica muito bom e raramente da algum slowdown no som. Super Nes fica massa no snes9x mas tem algumas travadinhas de som dependendo do jogo. Neo Geo e CPS1 eu nao tenho nenhuma reclamação. Não testei MegaDrive ainda e os de Gameboy que eu testei são massa. Alias o emulador de GameBoy Advance nativo do Dingoo é muito bom, tanto que nem tem um GBA para Dingux.

  5. 5 Godô said at 14:46 on dezembro 3rd, 2009:

    Ae Coredump… beleza?
    Eu estava querendo comprar no mesmo site que você comprou, mas o esquema de alfandega, fico meio “pé atras”!!

    Você poderia dizer quanto você pagou de alfandega? POr acaso você pediu pros caras da DealExtreme colocar na nota um valor mais baixo do que o do produto?

    Poderia dar umas dicas aí?

    Valeu!

  6. 6 coredump said at 14:54 on dezembro 3rd, 2009:

    Ué, como eu disse no outro post, paguei 82 dolares no Dingoo e mais 80 reais de alfândega. A DealExtreme não está conseguindo enviar sem taxas pra ca mais.

  7. 7 Jr® said at 18:46 on janeiro 16th, 2010:

    Discordo,
    o meu não foi tarifado (interior de SP – região São Jose do Rio Preto)
    pedi meu Dingoo na Dealextreme em 25/11/09, foi enviado 11/12 – e chegou 13/01/2010. Não sei se foi por causa da época (alfandega lotada) ou se foi sorte mesmo. Demorou mas veio e sem Tarifação.

    Já instalei firmware V1.20 em Pt-BR com versões novas de emuladores – Snes, mega drive passam a funcionar mto bem. Dingux ainda to apanhando, mas parece que funciona legal.

  8. 8 Jr® said at 18:49 on janeiro 16th, 2010:

    Esqueci de dizer – usei aquela manha de comprar o “envio para presente” -> Drop Shipment and Gift Service (Removes DX logo from package).
    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.1888

  9. 9 luiso said at 15:43 on dezembro 17th, 2010:

    Eu sei que não é exatamente o local para isto mas como eu não posso criar um tópico gostaria de fazer um pedido. Adoro um jogo antigo de pc chamado X com – Enemy unknow e gostaria de saber se é possivel fazer um porte para o dingoo. Sei que existem versões para poket pc ou handhelds e seria ótimo poder joga-lo no dingoo. Por favor me respondam se é possivel.
    Obrigado

  10. 10 rodrigo said at 14:17 on março 9th, 2011:

    Sim é possivel, desde que seja de DOS. Ja existem diversos ports. Comprei o Dingo nacional da Dynacom com garantia bem mais barato que a Dealxtreme no Kabum via boleto e estou esperando chegar.


Leave a Reply