As emocionantes aventuras de um sysadmin linux na procura pelo uptime perfeito!

Código de Ética do Sysadmin

Posted: setembro 17th, 2010 | Author: coredump | Filed under: Linux e Open Source | Tags: ,

Eu me associei a LOPSA no Sysadmin Appreciation Day deste ano, tava baratinho, dá uns descontos para OReilly e é uma comunidade de Sysadmins, que era o que eu estava procurando. Eles também tem um ótimo Código de Ética. Numa dessas madrugadas insones eu aproveitei para dar uma traduzida inicial nele, que está colocada abaixo. Ainda tem coisa pra mexer e estou aceitando dicas.

O Código de Ética do Administrador de Sistemas

Nós como Administradores de Sistemas profissionais nos comprometemos aos mais altos padrões de conduta ética e profissional e concordamos em ser guiados por este código de ética, e encorajamos a todos outros Administradores de Sistemas a fazer o mesmo.

Profissionalismo Irei manter a conduta profissional no ambiente de trabalho e não permitirei que questões ou crenças pessoais me façam tratar pessoas injustamente ou sem profissionalismo.

Integridade Serei honesto nas minhas relações profissionais e verdadeiro nas minhas competências e nos impactos dos meus erros. Buscarei assistência de outros quando for necessário.

Irei evitar conflitos de interesses e tendências sempre que possível. Quando meu conselho for procurado, se eu tiver algum conflito de interesse ou tendência, irei declará-los se apropriado, e recusar se necessário.

Privacidade Irei acessar informações privadas em sistemas computacionais apenas quando necessário no curso de meus deveres técnicos. Irei manter e proteger a confidencialidade de qualquer informação a qual eu tenha tido acesso, independente do método pelo qual eu tenha tido conhecimento à mesma.

Leis e Normas Irei me educar com relação a leis, regulamentos e normas relativas a execução dos meus deveres.

Comunicação Irei me comunicar com a gerência, usuários e colegas sobre assuntos computacionais de interesse mútuo. Irei me esforçar para escutar e entender as necessidades de todas as partes envolvidas.

Integridade dos sistemas Irei me esforçar para garantir a integridade, confiabilidade e disponibilidade dos sistemas pelos quais eu sou responsável.

Irei desenhar e manter cada sistema de maneira a suportar o propósito do sistema para a organização.

Educação Irei continuar a atualizar e melhorar meu conhecimento técnico e outras habilidades relacionadas ao trabalho. Irei compartilhar meu conhecimento e experiência com outros.

Responsabilidade com a Comunidade de Computação Irei cooperar com a comunidade de computação para manter a integridade de redes e recursos computacionais.

Responsabilidade social Como profissional informado, irei encorajar o desenvolvilento e adoção de normas e leis consistentes com estes princípios éticos.

Responsabilidade ética Irei me esforçar para construir e manter um ambiente de trabalho seguro, sadio e produtivo.

Irei fazer o meu melhor para tomar decisões consistentes com a segurança, privacidade e bem estar da minha comunidade e do público, e revelar rapidamente fatores que possam representar riscos ou perigos desconhecidos.

Irei aceitar e oferecer críticas construtivas de trabalhos técnicos quando apropriado e irei creditar corretamente as contribuições de outros.

Irei liderar por exemplo, mantendo elevados padrões éticos e graus de profissionalismo no exercício dos meus deveres. Irei auxiliar meus colegas a seguir este código de ética.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Identi.ca
  • Twitter

Posts relacionados:

  1. Para ser um Sysadmin Vendo o formspring do fike eu tentei me lembrar do...
  2. Trac Hacks Indispensáveis Então, eu uso bastante o trac como gerenciador de projetos....
  3. Usando o Tor e Foxy Proxy para acessar o YouTube E então. Pela segunda vez tenho a impressão de que...
  4. Guia Exim atualizado, Exim-BR criada Olá pessoas, atualizei o Guia Exim com algumas novidades. Agora...
  5. Uma caixa cheia de coisas. E então. Como eu não posto nada desde meu fatídico...

No Comments »

Leave a Reply